Executivo de futebol faz balanço e treinador projeta Série D do Santo André

O Santo André, do executivo de futebol, Marco Gama, terminou o Paulistão na 10ª colocação, a frente de grandes equipes, como Santos e Ituano. Apesar de não se classificar para as quartas de final da competição, o Ramalhão chegou ao primeiro objetivo da equipe, permanecer na elite do futebol paulista, e com cinco rodadas de antecedência do final da primeira fase, além de classificar para a Série D de 2024

No troféu Independência, o antigo troféu do interior, o Ramalhão enfrentou a Inter de Limeira e acabou eliminado em disputa por pênaltis.

Para Marco Gama, o balanço feito desse Paulistão, é positivo, principalmente pelo fato de ter conquistado a permanência com rodadas de antecedência. Além disso, com o final da primeira fase em décimo e apenas o Água Santa a frente, sem divisão nacional, o Ramalhão pegou uma das duas vagas para a Série D de 2024, garantindo mais um ano, calendário no ano inteiro.

“Fizemos um campeonato seguro, conquistamos a permanência com cinco rodadas de antecedência. Além disso, não classificamos por estar em um grupo que o nível foi muito alto, prova disso foi que as duas melhores campanhas do geral estavam em nosso grupo, o Palmeiras e o São Bernardo. Conquistamos a classificação para a Série D em 2024, garantindo calendário para o próximo ano também, isso é muito importante para o planejamento do clube. De um modo geral, o balanço é muito positivo, tendo em vista o Paulistão que todos sabem e reconhecem ser estadual mais difícil do Brasil”, disse o executivo.

Para o restante da temporada, o Santo André terá pela frente o Brasileiro da Série D e a equipe vem sendo montada e preparada para o inicio da competição, marcado para o começo de maio. No comando técnico, o Ramalhão decidiu permanecer com o treinador Matheus Costa buscando montar o elenco e dar tempo de trabalho para o profissional.

“Estamos construindo um novo elenco para a Série D praticamente, pois muitos atletas foram embora ao final do Paulistão, por conta da realidade que viveremos, financeiramente falando. Estamos nos adaptando aos investimentos que temos, tentando trazer atletas com perfil e projeção para as competições que o clube terá pela frente. Teremos a continuidade do Matheus Costa à frente da equipe técnica que agregará e muito para fazermos uma competição de alto nível, mesmo com um orçamento mais modesto. Confiamos na força do trabalho de todos e sabemos que é possível surgirmos como uma surpresa, pensando a competição passo a passo e respeitando todos os nossos adversários, é possível sim pensar em classificar e também chegar ao objetivo final, que é o acesso para a Série C”, afirmou o executivo, Marco Gama.

Matheus Costa avalia pouco tempo de trabalho e projeta Santo André na Série D

O técnico Matheus Costa chegou ao Santo André na 11ª rodada do Paulistão, a penúltima da primeira fase, para substituir Vinicius Bergantin que foi para o CSA. Desde sua chegada, foram três partidas e pouco tempo de trabalho, além de enfrentar grandes adversários, como o Corinthians. Apesar do pouco tempo no comando do Ramalhão, o treinador avaliou os jogos que esteve a frente da equipe.

“Foram três jogos, grandes adversários e pouco tempo de trabalho, acredito que fizemos bons jogos, independente dos resultados. Por conta do pouco tempo de treinamento, com a permanência garantida para o paulista de 24 e sem chance para conquistar uma classificação para a fase de mata, antecipamos o processo de montagem de elenco para a Série D com a saída antecipada de alguns atletas e oportunizando outros, acelerando assim o processo de montagem para o brasileiro que temos durante a temporada.”, disse o treinador.

Para a Série D, o Santo André está em busca de atletas que se encaixem na forma que Matheus gosta, não extrapolando a base salarial esperada projetada pela equipe. Além disso, com a estreia prevista para maio, o treinador tem o mês de abril inteiro para treinamentos e preparação em busca de um grande campeonato Brasileiro.

“Dentro da nossa realidade e orçamento, estamos montando um elenco competitivo na Série D. Temos como objetivo fracionar os objetivos e atingi-los por etapas: classificação, passagem da primeira fase de mata, passagem da segunda fase de mata para assim irmos para a decisão em busca do sonhado acesso. Teremos 5 semanas de preparação, com 4 jogos treinos. Neste momento temos que valorizar a força do trabalho e ser muito forte como equipe. Acredito que com a força de todos deste grupo (atletas, staff, comissão técnica, diretoria e torcida) podemos ser um grande candidato aos objetivos traçados e vamos lutar incessantemente para construir isto, respeitando todos nossos adversários que estão demonstrando muito potencial através de seus estaduais e competições disputadas no primeiro semestre”, afirmou Matheus.

O Santo André está no grupo 6 do Brasileirão da Série D, ao lado de Athletic-MG, Democrata GV-MG, Nova Iguaçu-RJ, Portuguesa-RJ, Real Noroeste-ES, Resende-RJ e Vitória-ES. O primeiro jogo do Ramalhão na competição é contra o Democrata GV em Minas Gerais e ainda não tem data e horário definidos. Os quatro primeiros do grupo, se classificam para a próxima fase.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *